CURTA NOSSA FAN PAGE

9 de janeiro de 2016

Carol - Cate Blanchett e Rooney Mara em cena - Blog e-Urbanidade

Cartaz do filme Carol
Está aberta a temporada dos bons filmes americanos que vão ao Oscar 2016, com prévia, neste próximo final de semana (10/01/2016), para o Globo de Ouro. E dei uma boa largada assistindo o campeão de indicações ao Globo 2016, cinco ao todo, Carol, com  Cate Blanchett e Rooney Mara.

O filme é uma destas impecáveis produções, com presente direção, atrizes espetaculares, construção de época linda e roteiro bem amarrado. Pronto, já usei todos os adjetivos necessários para desmoralizar uma resenha de respeito! Mas, a película vale cada minuto.

Carol conta a história de duas mulheres que se cruzam em uma loja de departamento nos anos de 1950 em Nova York. Nasce um interesse mútuo que vai gradativamente aumentando, pouco a pouco, em olhares e gestos milimetricamente postos, tendo seu ápice em uma cena de amor forte, ardente e - sim! - delicada.

O personagem título é interpretado por Cate que está lindíssima em todas as cenas. Incrível! Por outro lado, Rooney, na pele de Therese, se mostra uma moça insegura, mas curiosa onde tudo aquilo vai dar. Algumas sequências são mesmo de tirar o fôlego. Fiquem de olho: na cena de amor (já comentada); quando Carol está na sala dos advogados com o marido para decidir o futuro da sua filha e; na última, que sem nenhuma palavra emociona e consagra as atrizes e a sutileza do diretor ao contar essa história.

O diretor Todd Haynes não tem muitos filmes, mas na sua maioria são bons. Inclui ai Longe do Paraíso, aquele estrelado por Julianne Moore. O impressionante nesta sua montagem é trabalhar com planos pequenos, tudo milimetricamente enquadrado, com a câmera fechada em mãos e olhares para detalhar a delicadeza dos sentimentos latentes e verdadeiros. Sinceramente, fiquei com a impressão que o diretor trabalha com uma rigidez nas interpretações e enquadramento até a cena de amor entre as personagens para justificar a sutil aceitação de ambas (e do público).

Carol tem estreia prevista para o dia 14/01, mas está em pré-estreia em algumas salas. É, sem dúvida, um concorrente de peso aos prêmios americanos, incluindo filme, direção e atrizes - as duas estão concorrendo ao mesmo prêmio no Globo de Ouro.

Deve ser visto para quem gosta de um bom filme!

Minha Opinião
:D

2 comentários:

  1. Carol é cinema de qualidade e atuações fortes. Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de filme serve para demonstrar a excelência do cinema. Merece Oscar, Golden, BAFTA e tudo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.